quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ouvidoria online será criada para punir descompromissados no HEDA



Alex declarou que objetivo da criação é comunicar a Ouvidoria do estado, ao gabinete da secretaria de saúde e aos seus assessores, coisas que estariam acontecendo no hospital. O propósito é que negligências, falta de prestação de serviços, imperícia que possam resultar em danos irreparáveis ou até mesmo na morte do paciente, que isso venha a ser apurado, não pela direção do estabelecimento hospitalar, mas sim pela Sesapi.
O coordenador do Heda segue afirmando que, se este sistema for implantando de imediato, melhorará no aspecto organizacional, pois existem funcionários que por problemas pessoais ou qualquer outra insatisfação, acabam por descontar nos pacientes, e a partir disso, estes seriam punidos.
Ele declara que, o hospital tem estrutura, porém muitos funcionários não são compromissados em prestar serviço à sociedade.
Quando questionado sobre o prazo para a instalação da Ouvidoria Online no Hospital Dirceu, Alex disse que em breve deverá acontecer, já que no momento a Secretaria ainda está se organizando devido aos últimos incidentes que consistiu na total destruição de sua sede, localizada em Teresina.
Sobre as garantias que a população teria com relação à averiguação de pedidos e denúncias, ele disse que a secretária Lílian Martins tem muito boa vontade de trabalhar pela saúde pública do estado, portanto, esta deverá apurar o que for encaminhado a Sesapi.
A coordenadora da Ouvidoria do Heda, Mayara Magalhães, as maiores reclamações de populares, é referente à quantidade no número de médicos. Por isso, há a importância da divisão de responsabilidades, que pode ser denominado de Pacto Ação, onde outros hospitais tem a obrigação de prestar serviços clínicos específicos que não são de competência do Hospital Dirceu. Se estes fossem prestados o número de pessoas no estabelecimento hospitalar não seria tão grande e também não ficaria comprometido.
Fonte: Proparnaiba/Tacyane Machado 
Colaboração: Jessika Tamires