quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Fundação Ninho: 29 anos de ações sociais em Parnaíba



De acordo com a responsável pela entidade filantrópica, Zulmira Aguiar, os inícios das atividades se deram em 1982, quando a mesma participava de visitações para evangelização como Legionária de Maria. Ela passou a visitar prostitutas, e posteriormente, evangelizar as mesmas, que na época eram alvos de muito preconceito. A primeira sede da Fundação era localizada Rua Cel Joaquim Antonio, em um bar que funcionava como prostíbulo.

Depois de algum tempo, com o apoio de uma Ong (Organização não-governamental), da Alemanha, o projeto pôde ter uma sede própria que hoje está localizada no endereço já citado.
Hoje, a Fundação Ninho atende cento e vinte duas famílias, que compreendem prostitutas, estas têm a oportunidade de levar os seus filhos, que além da alimentação, participam de atividades de evangelização, orientações educacionais, entre outras atividades; adolescentes, que podem participar de cursos de bordado e pintura; presidiários, suas esposas e filhos.
As trinta e sete adolescentes que fazem parte do projeto aprendem fazer o bordado na mão e ponto de cruz. De acordo com Zulmira, que é bastante querida por todos os participantes, o desejo é de que estas meninas possam aprender para poder ter uma profissão e que possam ter expectativas de uma vida melhor, como muitas que já passaram pela fundação tiveram. 

Outro aspecto importante abordado na Fundação trata-se da religiosidade, onde há a evangelização para as crianças, adolescentes e adultos, no sentido que estes possam ter orientações espirituais. 

Recentemente a sede do projeto, passou por uma reforma de dez meses, que consistiu na ampliação das instalações, que conta com uma área de lazer, um espaço de evangelização, cozinha, consultório para atendimentos clínicos e a área de orientações profissionais. De acordo com Zulmira Aguiar, isto só foi possível com a ajuda de Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do Sesi. Segundo ela, talvez ele não saiba a dimensão do que sua ajuda proporcionará para as pessoas que a fundação atende.
Fonte:Proparnaiba/Tacyane Machado