Cobra Sucuri é capturada em bairro residencial de Parnaíba
Captura Sucuri - Foto: Proparnaiba
Uma cobra Sucuri de aproximadamente dois metros de cumprimento assustou os moradores da Rua Sergipe, no bairro do Carmo, na tarde desta terça (18). A Polícia Militar e o IBAMA foram chamados para realizar a captura.
Com a chegada dos policiais e técnicos do IBAMA, começou a tentativa de resgate da sucuri, façanha realizada por Diego Marabalis, que se encontrava no local e conseguiu mobilizar a sucuri e alojá-la em uma caixa.
Veja o momento da captura.
Camila, analista ambiental do IBAMA informou ao Proparnaiba.com que o tamanho da sucuri encontrada, é ainda juvenil e de uma espécie comum na região e que se alojam em áreas alagadas. “Não é a sucuri que esta invadindo as casas e sim, a população é que está chegando perto do habitat dela”, esclareceu.
Segundo Camila, as áreas eram alagadas e foram ocupadas pela população e citou o caso de áreas depois da capitania onde tem ocorrência de muitas sucuris. “Ela só sai, ou para procurar alimento ou se está se sentindo ameaçada”, informou.
“A sucuri não é uma cobra peçonhenta, a estratégia de defesa dela é exatamente no acocho, ela mata a vítima por sufocamento. É a mesma coisa da jibóia, vai apertando ate inibir a respiração”.
Quanto à soltura do animal, Camila informou que, como a sucuri está em estado bravíl, é selvagem e não tem nenhum tipo de mutilação, vai ser encaminhada para a soltura, porque animais que são tipicamente selvagens e que não estão condicionados a cativeiro são devolvidos, imediatamente, ao seu habitat. “Quanto mais cedo ele retornar, melhor”, pontuou.
A soltura foi realizada na Lagoa da Lama Preta em área que não tem população e não oferece riscos, porque conforme informou Camila, algumas pessoas quando sabem da soltura do animal vão atrás pra fotografar e às vezes acontece algum tipo de acidente.
Fonte:Proparnaiba/Denilson Freitas e Dora Rodrigues