O Sesc Praia na cidade de Luís Correia foi o local escolhido para a realização do lançamento oficial do Projeto Tartarugas do Delta na noite desta segunda-feira, dia 04.
Segundo a organização do evento, o mesmo fica exatamente do centro da área de atuação do projeto que abrange todo o litoral do Piauí e a Ilha dos Poldros no Delta do Parnaíba e vai receber o centro de visitação do Tartarugas do Delta, a parceria com o Sesc Praia foi firmado através da gerente, Patrícia Raposo. Durante a solenidade foram apresentadas, pela Coordenadora Técnica e idealizadora do projeto, bióloga Werlanne Santana, as linhas de atuação e a equipe que compõe o Tartarugas do Delta, o jornalista Francisco Brandão que coordena a Comunicação desse trabalho apresentou a página do projeto na internet o www.tartarugasdodelta.org.br.
Várias entidades ligadas aos mais diversos setores prestigiaram o evento que contou com a participação do membro da gerência de Responsabilidade Social dos Programas Ambientais da Petrobras, Marcos Vinícius da Silva Almeida, o representante da patrocinadora do Tartarugas do Delta relatou como foi o processo de seleção para a escolha dos projetos vencedores realizado no ano de 2010.
“Dentre os 928 projetos inscritos de várias partes do Brasil, apenas 44 foram escolhidos. Passar pelo critério de aprovação e concorrer com projetos de todas as regiões do país mostra que o Tartarugas do Delta é um trabalho criterioso”, disse, Vinícius Almeida.
O representante da Petrobras disse ainda que ficou impressionado com a qualidade do material produzido pelo projeto."O site do projeto está muito bonito e completo de informações, isso mostra a qualidade da equipe", acrescentou.
O gestor do projeto, zootecnista Leandro Inakake, enfatizou a importância das ações realizadas junto com personagens da comunidade. “A nossa equipe é formada por acadêmicos, mas tem a imprescindível colaboração de pescadores como é o caso do Amaral que mora na praia do Arrombado e o senhor Pescada da Pedra do Sal. Além de pessoas como o surfista, Herbert Quadrado”, revelou Leandro.
As associações populares que recebem oficinas de incentivo na produção de artesanato que têm a tartaruga marinha como modelo na confecção das peças foi representada pela presidente da Associação Trançados da Ilha, Serrate Maria. As entidades ambientais também se fizeram presentes ao evento e foram representadas na mesa de honra por Patrícia dos Passos Claro do Instituto Chico Mendes.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Tartarugas do Delta