segunda-feira, 11 de julho de 2011

Luis Correia: 73 anos de emancipação política

Entrada de Luis Correia (PI) - Foto: Morais Brito

No próximo dia 26 de julho a cidade de Luis Correia comemora mais um aniversário, 73 anos de emancipação política. O prefeito do município, Kim do Caranguejo, preparou uma vasta programação que será desenvolvida durante a semana do aniversário da cidade. No dia 26 as festividades acontecerão pela manhã com hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro, do Piauí e Luis Correia, às 19hs missa solene na igreja matriz e show popular na Praça Núbia Suely.


História da Cidade: Até 1820 o lugar era uma vila de pescadores e chamava-se Vila da Amarração, pelo fato do local servir para embarcações procedentes de outros estados e da Europa atracarem. Durante a Guerra dos Balaios, por ficar na foz do Rio Igaraçu, um dos efluentes do Rio Parnaíba, portanto numa posição estratégica, serviu de desembarque para as tropas que combatiam os revoltosos.


Nesta mesma época, Amarração recebia vapores oriundos do Maranhão, Ceará, Pernambuco e navios da Guiana Francesas na rota para a Inglaterra. Grandes armazéns foram construídos pelas companhias de navegação.

Entretanto, em 1888, parte da vila foi destruída por ondas marítimas e a população foi obrigada abandonar o lugar. Posteriormente foi construído um quebra-mar evitando assim o avanço durante as grendes marés. Em 1931, ela perde a autonomia e passa a ser um distrito de Parnaíba. Em 1935, forças políticas da região, com o intuito de homenagear apenas um político do lugar trocaram o belo nome de Amarração por Luiz Correia. 

Significado do Nome: Na década de 1930, o município teve sua original e poética denominação mudada de Amarração para Luis Correia, Em homenagem a Luís de Moraes Correia. Jurista, sociólogo e escritor. Nascido em 23 de Dezembro de 1881 na vila de Amarração.

Curiosidade: Foi o primeiro município do Piauí a alforriar escravos, por iniciativa de Joaquim Rodrigues da Costa, que em 1886, liberou os 14 negros de sua propriedade, este e o motivo da corrente quebrada que há em sua bandeira.

Publicação:NoticiaPI Fonte:Jornal da Parnaiba